sábado, 15 de dezembro de 2012

Minha história de vida



Olá, meu nome é Aline Dias Possamai. Tenho 27 anos e sou professora. Vou contar como iniciou minha trajetória na docência, ou melhor, como fui parar neste universo. Let's Go!!!

Bom, explicar como eu cheguei à carreira de professora ou o porquê escolhi cursar Ciências Sociais, realmente é um mistério. Vamos dizer que nunca tive o objetivo, ou melhor, 'vocação' para ensinar. Ou ela sempre esteva lá, mas estava adormecida no meu subconsciente.
Cheguei nas  Sociais meio de intrusa, o meu objetivo inicial era ser cientista política (e nem sabia das outras áreas) e 'achava' que as Ciências Sociais era mais amplas que História (outra disciplina que tenho afinidade). Mas como a vida é uma caixinha de surpresa e invés de desistir do curso me apaixonei por ele.

As Ciências Sociais foi como tirar um véu do meu rosto, que existe outras formas de culturas, de ver o mundo. Infelizmente, não tive a oportunidade de ter contato da disciplina no Ensino Médio (o que teria sido muito útil). Mas, vou dizer que eu não era uma ameba social, e sim, tinha o pensamento da maioria que convive na classe média. Contudo, sempre fui questionadora (por mais que os motivos não fossem nobres heheheh), na minha casa sempre incentivaram a ver os dois lados, a relativizar.  .
Quando completei 18 fui trabalhar para ter meu dinheiro e estudar de noite. Porque deste que sai do Ensino Médio quis entrar numa faculdade pública. Acredito que é direito de todos frequentarem uma universidade pública.

Comecei a licenciatura  para depois concluir o bacharelado. Aos poucos fui me apaixonado por ensinar, para que outros jovens tivessem a sensação que eu tive: de sair da alienação do meu umbigo. Mas não era o meu objetivo principal. Este era terminar a faculdade, passar num concurso público - de preferencia para sociólogo, fazer mestrado, doutorado. No final da graduação fui "tentar" o concurso da Prefeitura de São Leopoldo, literalmente nem sabia se eu ia passar. E a surpresa: passei no concurso e fui chamada um ano depois para lecionar Sociologia na rede municipal, para aos Anos Finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª).
Está sendo um desafio e ao mesmo tempo gratificante trabalhar com alunos do fundamental. E, também, vou lecionar para o Ensino Médio (passei no concurso).
 Sempre trabalhei então este não é o meu primeiro emprego. Desde que entrei na faculdade, busquei  me especializar fazendo estágios, para ver como atua o Sociólogo. Fiz estágio no Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre. Lá aprendi ver a realidade da população mais pobre de Porto Alegre e que o problema da moradia é muito mais complexo do que imaginamos. Depois do DEMHAB fui trabalhar na Câmara de Vereadores de Porto Alegre no qual trabalhei nas áreas de assessoria política e análise de projetos sociais.
Agora, começa um novo desafio que é trazer a Sociologia para a sala de aula e para o cotidiano dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário